AUDITORIA E GESTÃO

Implementar um sistema de gestão representa um grande desafio para gestores, gerentes e também para os colaboradores de qualquer empresa. Isso porque diversas mudanças ocorrem, tanto na esfera administrativa quanto na parte prática do trabalho.

Mas, o desafio não reside apenas na implementação. Conseguir manter as mudanças funcionando perfeitamente ao longo do tempo requer avaliações constantes e um grande esforço de todas as áreas da empresa. As Auditorias Internas não devem ser temidas. Elas são importantes mecanismos da Gestão da Qualidade.

Continue lendo o artigo e entenda melhor como funciona essa prática e porque ela é tão importante.

O que é Auditoria Interna?

Como o próprio nome sugere, uma Auditoria Interna é uma auto-avaliação feita pela empresa para assegurar que os parâmetros do sistema de gestão estão sendo seguidos à risca e os resultados esperados estão sendo alcançados.

Para isso, a execução de todos os processos é acompanhada por colaboradores da própria empresa, que possuem como principal função assegurar que a prática está de acordo com o planejado. Além disso, ela também auxilia na melhoria contínua dos processos.

Como atuam os auditores?

Uma auditoria interna pode atuar nas diversas áreas de uma empresa, como a gestão de riscoscontrole e governança. Para isso, os auditores elaboram um plano de auditoria, pontuando as áreas de atuação e as maneiras como o trabalho será conduzido.

Técnicas como entrevistas com colaboradores, checagem de práticas laborais, acompanhamento de planilhas e relatórios são algumas das maneiras de garantir que os processos estejam funcionando perfeitamente.

Melhoria contínua

O acompanhamento constante das atividades da empresa demonstra uma série de oportunidades. São melhorias que vão desde a concepção de um processo até a sua execução. Ou então, em alguns casos, ele demonstra o quão distante está a prática da teoria, requerendo uma ação imediata dos gestores.

Essa busca não deve ser levada como uma investigação policial, que visa encontrar culpados para punir. Mas, sim, como uma ferramenta que aponta possibilidades de melhorias constantes nos diferentes setores da empresa. O que nos leva a um ponto muito importante:

Porque a Auditoria Interna é tão temida?

Muitas pessoas tremem simplesmente ao ouvir o termo Auditoria Interna. Isso se deve principalmente à condução de maneira equivocada dos processos. Auditores que buscam apenas erros e culpados, entrevistando os colaboradores de maneira ríspida e incentivando um ambiente negativo na corporação.

Antes de tudo, é importante ressaltar que a auditoria interna é um mecanismo que beneficia toda a empresa, inclusive os colaboradores. Isso porque os sistemas de gestão e selos de qualidade também prezam pela segurança e qualidade do ambiente de trabalho.

Por isso, sempre que realizar uma auditoria interna explique para os seus colaboradores que essa é uma busca por melhorias, como citamos acima. Ao entender os motivos eles certamente colaborarão de maneira mais assertiva e deixarão de temer a técnica.

Outro ponto importante é selecionar bem a equipe de auditores, levando também em consideração a capacidade de empatia dos responsáveis por conduzir entrevistas e comunicar-se com os colaboradores.

ISO 9001

Desde a primeira versão da certificação ISO 9001, na década de 1980, a realização de auditorias internas é um requisito para a manutenção do certificado. Isso é um grande diferencial do selo, uma vez que a prática garante que as mudanças feitas na implementação do sistema de gestão funcionam perfeitamente.

Por isso, toda empresa que deseja alcançar a certificação ou renová-la deve realizar constantemente as auditorias internas. É importante ressaltar que as análises geradas devem necessariamente gerar correções e/ou ações corretivas, fundamentais para a manutenção ou obtenção da certificação.

Você ainda tem alguma dúvida sobre a importância da Auditoria Interna em uma empresa? Entre em contato conosco que responderemos a todas elas!