Outubro Rosa: Evolução Auditoria realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Na última terça-feira (25), a equipe da Evolução Auditoria e Planejamento Tributário realizou uma palestra sobre a prevenção ao câncer de mama. O encontro contou com a presença da enfermeira Fabiane Coelho Farias que é especialista em saúde pública com ênfase em saúde da família, bem como a presença das funcionárias da Evolução.

A ação, segundo a equipe da Evolução, é chamar atenção das mulheres para prevenção do câncer de mama e de útero. A grande maioria das mulheres não conhecem o seu corpo ou não fazem exames de rotina como o recomendado, mas nossa palestrante Fabiane reforçou sobre a importância de procurar um especialista da saúde sempre que possível.

“O foco da campanha do Outubro Rosa é a conscientização para o câncer de mama. Muitas mulheres tem um tipo de lesão ou nódulo na mama e não sabem como conduzir e qual especialista procurar. Fazer exames periódicos e procurar um profissional da saúde é essencial mesmo sem aparecer sintomas. E quando o estágio está no início, existe uma grande chance de cura”, cita Fabiane.

A profissional enfatizou a necessidade de conversar sobre o tema com os homens, mesmo que existam poucos casos.

“Os homens também podem ter câncer de mama, mas nem sempre eles realizam algum tipo de exame de prevenção, por isso existe o Novembro Azul, uma campanha voltada especificamente para eles. O homem geralmente só vai ao médico quando sente algum sintoma, mas as mulheres devem incentivá-los a realizar os exames mesmo sem sintomas algum.”

Funcionárias da Evolução assistem a palestra sobre a prevenção do câncer de mama

A palestra sobre o Outubro Rosa pode ser assistida na integra no Instagram da Evolução Auditoria.

Clique aqui para assistir.

Prevenção em primeiro lugar

Ainda de acordo com o estudo do INCA, cerca de 13% dos casos da doença no país em 2020 poderiam ser evitados mediante a redução de fatores de risco. As mudanças de hábito podem ter um forte impacto na prevenção do câncer de mama.

Veja a seguir algumas dicas:

1. Praticar atividade física

Equilibra os níveis hormonais, melhora a defesa do corpo e ajuda na manutenção do peso adequado, fatores que influenciam diretamente na prevenção do câncer de mama.

2. Alimentação saudável e manter o peso corporal adequado

O excesso de peso gera alterações hormonais que podem provocar mutações nas células ou crescimento de células já alteradas. Portanto, manter o peso adequado é fundamental para prevenir que isso aconteça.

3. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool pode ajudar no aparecimento do câncer por diferentes mecanismos (danifica o DNA, torna os tecidos humanos mais sensíveis a danos, entre outros). Evitar a ingestão de todos os tipos de bebidas alcoólicas favorece a prevenção não só do câncer de mama, mas de inúmeros outros.

4. Não fumar e evitar o tabagismo passivo

O cigarro e outros produtores de fumaça (narguilé, charuto, cigarrilha, entre outros), contêm no mínimo 69 substâncias químicas que provocam câncer. Evitar fumar ou ficar perto de pessoas que fumam são medidas importantes que podem contribuir para a prevenção.

5. Amamentar

Durante o período de aleitamento, as taxas de alguns hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disso, na amamentação também ocorre renovação de células que poderiam ter lesões, diminuindo assim as chances da doença. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe.

Dica bônus para prevenção do câncer de mama: Realizar mamografia

Além de prevenção, é fundamental falarmos de detecção precoce. É imprescindível que as mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce. Nas pacientes com alto risco, os exames de rastreamento iniciam antes dos 40 anos – essa orientação deve vir da equipe médica.

*Informações da PUCRS